Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

CIA: O Grande Irmão olha por você

A CIA (Agência Central de Inteligência, na sigla em inglês) volta à cena agora com o caso extraconjugal do ex-diretor da agência, David Petraeus. Como a única coisa que causa escândalo na sociedade americana é sexo, então isso fez o diretor perder o seu cargo. No entanto, esse caso trás atona controvérsias em relação às práticas de investigação das agências de inteligência dos Estados Unidos, coisa que não acontece pela primeira vez.


"And ye shall know the truth and the truth shall make you free." (John 8:32)

A CIA é uma agência de inteligência civil independente do governo dos Estados Unidos. Sua função é obter informações de inteligência e assessorar a força policial americana. Às vezes, por ordem do Presidente dos Estados Unidos, a CIA supervisiona ações militares no exterior. Ela foi criada com  intuito de se evitar que guerras fossem declaradas pelos motivos errados.

A agência substituiu o Office os Strategic Services(OSS) criado durante a Segunda Guerra Mundial para conduzir trabalhos de espionagem para o exército aliado. Através do Ato de Segurança Nacional de 1947 o presidente Harry S. Truman criou a CIA, sem concedê-la nenhuma função ou autoridade policial dentro ou fora dos Estados Unidos.

Em 2004 ocorreu uma marcante mudança no papel da agência. Até esse ano a CIA era a principal organização de inteligência do governo; coordenava todas as atividades do Comitê de Segurança. No entanto, pelo Ato de Prevenção ao Terrorismo de 2004 - um ato controverso que ironicamente, veremos abaixo, possibilitou a queda do diretor da CIA - foi criado o cargo de Diretor de Inteligência Nacional(DNI), que passou a liderar o Comitê de Inteligência e a agência passou a responder a ele.

Estrutura organizacional

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Central_Intelligence_Agency


Cargos Executivos

A CIA tem quatro principais diretorias:
  • Diretoria de inteligência, responsável por todas as pesquisas de inteligência e análises.
  • O Serviço Clandestino Nacional, formalmente a Diretoria de Operações, que faz coletas clandestinas de inteligência.
  • A Diretoria de Suporte.
  • A Diretoria de Ciência e Tecnologia.

Dentro dos cargos executivos ainda existem os funcionários responsáveis por assessorar os diretores em diferentes áreas. Existem os responsáveis pelas publicações dos estudos de inteligência, como os famosos livros de previsões para o futuro do mundo(O Novo Relatório da CIA: Como Será o Amanhã); existe o conselho legal, responsável pela verificação da legalidade das operações da agência; e os funcionários responsáveis por influenciar a opinião pública, este departamento trabalha junto com a indústria de entretenimento.

Diretoria de Inteligência

A Diretoria de Inteligência conta com grupos transnacionais como os responsáveis por análises de ameaças terroristas; o centro de controle de tráfico de narcóticos; centro de controle de proliferação de armas; grupo de contrainteligência e grupo de análises de informações. A CIA trabalha junto com a inteligência dos outros países, principalmente nações com serviços de inteligência parecidos com o dos americanos - Inglaterra, Canadá, Austrália.

O orçamento da agência para sustentas todos esses funcionários e operações é absolutamente secreto. Apesar de que algumas vezes no passado esse orçamento foi divulgado e projeções foram feitas para determinar o gasto atual. 

Operações

A primeira operação bem sucedida da CIA foi o apoio aos Democratas Cristãos na Itália. Depois disso, o Conselho de Segurança Nacional deu à agência a autoridade de conduzir operações externas secretas de apoio aos grupos ou Estados amigos dos Estados Unidos, como também operações de combate aos inimigos.

Durante os primeiros anos de operação a principal preocupação da agência era em conseguir informações nos países comunistas. Isso não era nada fácil devido ao fechamento dos países soviéticos, então, para sobrepor esse obstáculo, a CIA concentrou-se no desenvolvimento de tecnologias militares avançadas.

Lockheed U-2


O primeiro sucesso foi o avião de espionagem Lockheed U-2, que podia tirar fotos de uma altura que acreditava-se estar acima da detecção dos radares soviéticos. Em 1960 um míssil SA-2 dos comunistas derrubou um desses aviões causando um incidente diplomático. Então, eles foram substituídos pelos SR-71.

Durante esse período a CIA derrubou pela primeira vez um governo, em 1953 no Irã, utilizando-se da disseminação de propagandas contra o governo do país, provocando um golpe. Conduziu também várias operações para tentar derrubar o governo de Fidel Castro, como a famosa invasão da Baía dos Porcos. Toda a capacidade tecnológica da agência foi mantida em segredo por muitos anos.

Abusos de Autoridade

Nos anos 70 comprometedoras informações sobre operações de assassinato e tentativas de assassinato vieram à tona, principalmente devido às investigações do caso Watergate, que levou à renúncia o ex-presidente Richard Nixon. Durante a operação smoking gun o ex-presidente foi gravado dizendo aos diretores da agência que se as investigações do caso continuassem a caixa de Pandora seria aberta, e muitas coisas comprometedoras sairiam dela. Os diretores da CIA então entraram em contato com o diretor do FBI para que não investigassem mais. Em um primeiro momento ele concordou, mas mais tarde pediu que isso fosse feito por escrito. Não recebendo resposta retomou as investigações.

Em 1974 a matéria de capa do The New York Times alegava que a CIA tinha executado vários líderes internacionais, conduzido investigações ilegais em cidadãos americanos, bem como realizado experiências com uso de drogas, principalmente LSD, em civis. Em resposta o Congresso instaurou várias investigações à agência.

Atualmente

Atualmente a preocupação da CIA é no combate e prevenção de atentados terroristas. Essas operações foram envoltas, outra vez, em controvérsia, com alegações de práticas de tortura nos interrogatórios no Iraque e Afeganistão.

O Ato de Prevenção ao Terrorismo de 2004 não só a CIA passou a ser controlada pelo Diretor de Inteligência Nacional como também ocorreram significativas mudanças nas operações de operações de obtenção de informações. O Ato desperta muita controvérsia por dar autoridade às agências, FBI e CIA, de desrespeitar o direito de privacidade dos cidadãos à menor suspeita de envolvimento com terrorismo. E agora essa controvérsia atinge o auge quando o próprio diretor da CIA foi alvo de uma investigação nada legal.

Gen. David Petraeus

O FBI inciou uma investigação contra o líder da CIA sem nenhuma causa para suspeitar que sua integridade estivesse comprometida. O que aconteceu foi que Petraeus supostamente tinha um caso, que acabou demonstrado que era verdade, com Paula Broadwell, uma mulher que escreveu sua biografia e, portanto eles passaram muito tempo juntos e o caso extraconjugal acabou acontecendo. No entanto, houve acusações de que Petraeus também estaria tendo um caso com Jill Kelly. Então, Paula Broadwell decide enviar emails para Jill Kelly dizendo que ela devia maneirar, que ela estava flertando demais. Acontece que até onde se sabe Petraeus não dormiu com Jill Kelly, até onde sabemos pelo menos. Mas, Jill Kelly era amiga de um agente do FBI e pediu que ele investigasse os emails anônimos que ela estava recebendo. Vê, no mundo atual isso é tudo que se precisa para iniciar uma investigação do FBI, ser amiga de um agente. Esse agente começa a enviar fotos sem camisa para Jill Kelly, em uma tentativa clara de "sabe, eu estou aqui fazendo uma investigação nacional pra você, toma aqui umas fotos minhas sem camisa.". Não havia nenhum motivo, absolutamente nenhum, para se iniciar uma investigação sobre isso. Muito menos invadir emails privados das pessoas.

Paula Broadwell


Jill Kelly

O Representante(Deputado) Peter King fez importantes comentários sobre essa investigação. Ele disse que assim que o FBI percebesse que estava investigando o líder da CIA eles tinham a obrigação de avisar o Presidente. Mais ainda, ele continua dizendo, que para invadir emails privados assim o agente teria que obter um mandado judicial e reportar sobre as informações pessoais que ele obter que devem ser descartadas. Mas nada disso foi feito. Essa investigação mostra o novo sistema de ultravigilância a que os cidadãos americanos estão submetidos e que, ironicamente, um dos desenvolvedores foi o próprio General Petraeus. Mais do que nunca, O Grande Irmão olha por você!

____________________________________

Área Comercial:

Clique na imagem para ser redirecionado ao site da Livraria Cultura e poder comprar o livro.

CIA: Como será o amanhã


Que caminhos vai tomar a globalização depois da crise financeira de 2008? 'O Novo Relatório da CIA' é uma obra que se refere às tendências globais 2025 para identifcar os principais fatores impulsionadores e os desenvolvimentos que devem moldar os eventos mundiais em aproximadamente dez anos.

2 comentários:

  1. Olá Igor
    O que posso dizer é que essa ações antiterroristas nos aeroportos e na internet não resolvem nada e são apenas uma meio de fazer perder nossa liberdade de expressão e ação e controle da soberania dos outros países...
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse sistema de constante vigilância é para cada vez mais diminuir nossa liberdade e privacidade. E o pior que à medida que a tecnologia avança ficamos cada vez mais vulneráveis. Hoje as informações das pessoas estão muito expostas, em redes sociais e todo o resto. O futuro reserva uma ditadura disfarçada de democracia.
      Obrigado pelo comentário e abraços!

      Excluir