Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Post inútil de fim de semana


Então hoje é sábado e, felizmente, minha religião me permite trabalhar. Seria um desperdício de tempo e, como dizem os americanos, time is money. Contudo, vamos relaxar dos textos políticos de segunda a sexta, e falar de coisa boa. Não, não é da câmera mais vendida do Brasil que ninguém nunca viu alguém com uma, vamos falar de cultura: livro, cinema, eventos, tv (arg) e outras formas de expressão cultural.

CINEMA:

Notícia da (não)Veja dessa semana: Salas de cinema vips de São Paulo começam a servir comida durante as sessões. Você só precisa pagar a irrisória quantia de R$48,00, mínimo, e pode contar até com serviço de garçom. Será que eu sou o único que quando penso em ir ao cinema penso em ver o filme? Eu quero dizer esse é todo o objetivo, não é não? Se eu quisesse um jantar eu iria em um restaurante. Não, eu não ganho suficiente para restaurantes, mas com certeza eu iria na lanchonete do palhaço assustador. Você está no cinema, tentando assistir ao filme, e tem aquele cara em pé e você solta: "Ei, senta aí ô idiota, você não é invisível não." Aí você percebe que é o garçom: "Foi mal aí garçom,me traz mais um do prato principal." A necessidade do ser humano de misturar tudo com comida é infinita, depois gasta milhões produzindo Fit Shape, vai entender.



Ainda dentro do assunto cinema, estreiou dia 22/06 no Shopping JK, também em São Paulo, uma sala de cinema 4D. Eles prometem que as cadeiras irão se movimentar durante certas cenas do filme - dependendo do movimento combinado com a comida pode dar um resultado nada agradável. Além da cadeira vibratória(se ainda estivessemos na época da pornochanchada isso faria sucesso), dizem que há liberação de determinados odores durante a sessão. Até agora as empresas de cinema vinham prometendo experiências fantásticas, com explosões e flechas saindo da tela e vindo em sua direção, experiência que, por mais caro que fique o ingresso, eu ainda não consegui sentir. Agora, alguns filmes há maneiras de ter uma experiência real do filme com o 4D, como por exemplo Titanic, é só as empresas inundarem a sala. Iria também dar mais realidade à frase do trailer " Embarque você também nessa aventura.".



LIVROS:



Agora uma notícia séria, bem 90% séria. A editora Leya fez recall do quinto livro da série "Crônicas de Fogo e Gelo", "A Dança dos Dragões". Os livros vendidos vieram com um capítulo a menos, o capítulo 26. Esquecer um capítulo inteiro de um livro é surpreendente, é como esquecer o motor inteiro do carro e não somente um parafuso, que não vai fazer diferença nenhuma, até o motor falhar quando você estiver em uma rua escura na periferia de madrugada. Resumindo, é um erro pequeno.





TELEVISÃO:


Agora se você pretende mesmo é ficar em casa e dar um tempo do facebook, youtube e afins, pode curtir seu sábado com programas da mais alta qualidade da tv brasileira. A rede esférica de televisão transmite o seu tradicional programa de humor de sábado às 22 horas, ou quase nessa hora. E depois você pode dormir enquanto assiste um filme de suspense extremamente velho e com todas as cenas boas "acidentalmente" editadas. O canal ÇBT transmite o inédito filme À espera de um milagre, eu também estou à espera desse milagre, ter algo que preste na televisão. Contudo, se você é daqueles que não acha suficiente ir à sua igreja fisicamente todo dia e tem que chegar em casa e assistir pela tv também, poderá sintonizar no canal Band-Aid e assistir a um Show de Fé.



Como você vê há muitas maneiras de se divertir no fim de semana. Escolha a que mais adequada para sua definição de diversão e aproveite. Bom fim de semana a todos.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O preço de um petista


Se você entrasse em coma na década de 70, presenciando um líder sindical chamado Luiz Inácio lutando por direitos do trabalhador, e acordasse agora em 2012 e te mostrassem essa foto abaixo, você acharia isso inacreditável.



Nós que não entramos em coma achamos difícil de entender. O deputado Tiririca diz que isso faz parte "do jogo". Devemos lembrar que este há dois anos não sabia o que um deputado federal faz, agora ele deve ter uma ideia: pegue toda sua ideologia, tudo pelo que lutou toda sua vida, todas as promessas que fez aos seus eleitores, e as joguem no lixo se aliando com aquele que é contrário a tudo que você defende.

Vamos recapitular um pouco da trajetória desses dois personagens para tentar entender como chegaram a essa foto. Em 27 de outubro de 1945 nasce Luiz Inácio da Silva, sétimo de oito filhos de um casal de lavradores analfabetos que vivenciavam a fome e a miséria em uma das regiões mais pobres de Pernambuco. No outro extremo, completamente oposto, temos Paulo Salim Maluf, nascido em 3 de setembro de 1931, filho de imigrantes libaneses, uma família de industriais que decidiram investir na América do Sul no início do século passado. Maluf era neto de Miguel Estéfano, uma das maiores fortunas de São Paulo nas décadas de 30 e 40. Recebeu boa educação em colégio de padres jesuítas. Intrigante a atual aliança dos dois, muito intrigante, bem continuemos na nossa viagem pelo tempo.

Lula muda para São Paulo em 1954, depois de ter mudado para Guarujá em 1952 junto com sua mãe para viver com seu pai e sua segunda família. Ele não recebeu uma educação já que seu pai, analfabeto, acreditava que os filhos não precisavam estudar e somente trabalhar. Então desde cedo Lula trabalhava, tanto para ajudar seu pai quanto para se sustentar. E assim passou sua infância e adolescência. Em 1966 foi admitido nas indústrias Villares, uma grande empresa metalúrgica no ABC paulista.

Por outro lado Maluf teve uma formação completa. Graduou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, passando a ser diretor das empresas da família. De 1955 a 1967 trabalhou somente como empresário.

Luiz Inácio em 1968 filia-se ao Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e inicia sua trajetória de sindicalista. Seu carisma e habilidade de liderar vão lhe dando destaque dentro dos movimentos de lutas trabalhistas do período. Liderou greves por reajustes salariais e participou de negociações pela classe junto ao governo. Nesse espírito surgiu, nos anos 80, a ideia de fundar o Partido dos Trabalhadores.

Ainda intrigado como alguém proveniente das classes mais pobres, militante de lutas sociais, pode se aliar a Maluf? Não se preocupe, você não é o único.

Enquanto Lula engajava-se em lutas trabalhistas, Paulo Maluf iniciava sua carreira política. Seu primeiro partido político foi o Arena, partido apoiador do regime militar. Sim, enquanto um lutava contra a opressão do regime às classes trabalhadores o outro aliava-se ao esse. Mas quem pode questionar que os resultados foram muito mais favoráveis à Maluf? Presidente da Caixa Econômica Federal de 67 a 69; prefeito de São Paulo de 69 a 71; Secretário dos Transportes de 71 a 75; governador de São Paulo de 75 a 82. Teve uma vida difícil e de muita luta para conquistar as coisas esse Paulo Maluf.

Lula por seu lado foi preso em 1980 e condenado a três anos e meio por incitar à desordem coletiva. Recorreu e foi absolvido 1 ano depois. Participou da eleições para o governo de São Paulo em 82 e perdeu. Em 1984 ingressou no movimento Diretas Já. Enquanto um era favorecido pela ditadura o outro lutava para derrubá-la e restaurar a democracia. Candidatou-se pela primeira vez a presidente em 1989 e perdeu no segundo turno para Fernando Collor de Melo por causa de uma conspiração da Rede Esférica que editou o debate eleitoral favorecendo Collor. Depois concorreu contra Fernando Henrique duas vezes (1994 e 1998), até ser eleito em 2002 presidente da República Federativa de Brasil.

Ainda sem ver similaridades na trajetória dessas duas figuras? Eu também não. Paulo Maluf tem uma carreira marcada por acusações de corrupção, foi preso em 2005, é procurado pela Interpol por um mandado expedido pela promotoria de New York. Não é o tipo de pessoa com quem você gostaria de tirar foto em sã consciência, muito menos apertando mãos e sorrindo.

Lula justifica a aliança com uma simples razão, aumentar o eleitorado. É como o empresário que deseja lucro a qualquer custo. Esqueceram de avisá-lo que, segundo pesquisa do Datafolha, 62% do eleitorado de São Paulo rejeitou essa aliança. Dentro do PT o índice de rejeição chega a 64%. Será que para conseguir eleitorado é preciso vender sua alma?

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Comer, rezar e não pagar impostos


Um dos pilares básicos de todos os governos democráticos é a separação entre Igreja e Estado. As decisões do governo não devem ser influenciadas por nenhuma visão religiosa. Isso é o Estado laico. A laicidade na história brasileira remete ao período da República Velha. A constituição de 1891, e antes disso um decreto do governo provisório, dispôs no artigo 11, parágrafo 2º, ser vedado aos Estados e à União "estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de culto religioso.". Desde então todos os textos constitucionais prezaram por essa separação, que foi ligeiramente sendo modificada e ampliada. Seguindo essa linha a Constituinte de 1988 dedicou os artigos 5º, inciso VI, e 19º, inciso I, a esse tema.

"é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias"(artigo 5º, inciso VI, da Constituição de 1988)

"É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público."(artigo 19º, inciso I, da Constituição de 1988)

Agora essa histórica independência entre os interesses públicos e o religioso está ameaçada. Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 497/2010, de autoria do deputado Eduardo Valverde(PT/RO), com o preciso objetivo de alterar o mencionado artigo 19º da Constituição para conceder subsídios a instituições religiosas nas tarifas de energia elétrica. Atualmente as instituições religiosas são isentas de cobrança de impostos da União, dos Estados e dos municípios. (artigo 150, inciso V, alínea b)

Para justificar a admissibilidade do projeto, o relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania(CCJC), deputado Antônio Bulhões(PRB-SP) - partido ligado à Igreja Universal do Reino de Edir Macedo - diz que as igrejas prestam "relevante trabalho de cunho em benefício de segmentos carentes da população.". Certo, vamos considerar que a BMW nova do pastor seja de extrema importância para a sociedade, afinal ele deve precisar dela para chegar a todos os lugares em que as pessoas carentes precisam dele. Vamos considerar só as ações desses grupos religiosos de alta relevância social, como ser donos de canais de TV, afinal de que outra maneira eles fariam propaganda política a milhões de brasileiros para serem eleitos e criarem projetos do interesse público, como impedir o casamento gay, o aborto e pesquisas científicas para salvar vidas. Sem essas nobres instituições o Brasil seria uma nação de imorais que respeitam a liberdade do outro e não agridem um homossexual uma vez ou outra.

Uma maneira de reconhecer alguma entidade de relevância para a sociedade é olhar para seus prédios. Estes são alguns edifícios da Igreja Universal:

Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo

Projeto de construção do templo de Salomão da IURD

Catedral Mundial da Fé - RJ





















E abaixo está o caminhão itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica, uma ONG que luta pela preservação do meio-ambiente e conscientização das pessoas, educando-as sobre o bioma:



A diferença de uma para outra é que entidades que fazem a diferença na sociedade não têm castelos! Aqui estão membros da SOS Mata Atlântica ensinando e conscientizando crianças:



Abaixo um pastor tirando o "demônio" de alguém:



O distanciamento entre Estado e religião serve para garantir o acesso de todos os grupos à democracia, sem exclusão ou favorecimento de um ou mais grupos. Toda pessoa é livre para frequentar a igreja que desejar e contribuir com ela da maneira que julgar melhor, mas não façam o resto de nós pagarmos seu dízimo também. Ir de casa em casa levando a mensagem de Deus não é uma necessidade básica humana e não deveria ser subsidiada pelo governo.  

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Educação: porque país rico é país educado


Se o objetivo de uma nação é o desenvolvimento é essencial que se invista na área de educação. Uma melhor formação irá gerar trabalhadores mais capacitados, pessoas mais conscientes do seu papel na sociedade, irá melhorar a qualidade de vida da população em geral. Tudo isso é óbvio e deveria ser do interesse de todos os políticos trabalhar para isso ser realizado, afinal eles são nossos representantes e os interesses deles devem refletir os nossos.

Durante algum tempo já movimentos estudantis por todo o Brasil têm reivindicado o investimento de 10% do PIB na área. Ontem, 26 de junho, uma comissão especial da Câmara aprovou a aplicação do 10%. Agora esse projeto deve ser analisado pelo Senado. Da maneira que foi aprovado o projeto funcionaria elevando o investimento até 7% nos próximos cinco anos e devendo chegar a 10% até os próximos dez anos.

Isso representa praticamente dobrar o que é investido atualmente e ninguém pode questionar a extrema necessidade de se fazer isso. Há vários exemplos de escolas sem condições de atender os alunos, sem material adequado ou com dificuldades de acesso dos estudantes às escolas. É preciso que a pressão popular continue sobre o governo para vermos concretizado esse investimento, porque em dez anos muitas coisas são esquecidas e ainda falta a aprovação do senado e sanção do presidente. O MEC já manifestou a dificuldade de obter os recursos necessários e o peso que isso pode custar aos outros ministérios.

Outra aprovação de destaque foi a equiparação do salário do professor a outros profissionais com a mesma formação acadêmica. Hoje o professor em alguns casos chega a receber menos do que cargos que requerem apenas Ensino Médio como formação. No ano passado os professores do estado de Minas Gerais ficaram em greve durante meses reivindicando que seus benefícios, adquiridos devido ao tempo de serviço prestado, não fossem cortados. O resultado dessa greve foi infrutífero. Ver o descaso desse governo a um profissional de tamanha importância social é revoltante. Quando professores fazem greve a opinião pública é incitada, pela mídia corrupta, a considerá-los vilões por deixarem os alunos sem aulas e atrapalhem o trânsito com suas manifestações.

Há mais de um mês professores de várias universidades federais estão em greve exigindo a revisão do plano de carreira, dentre outras exigências, e as mídias tradicionais não mencionam nada sobre o fato. Quando o fazem, como a emissora esférica ontem, é sempre a matéria mais curta do noticiário e termina sempre dizendo como essa greve irá atrasar a formatura dos alunos. E como a falta de incentivo ao professor para exercer plenamente suas funções irá afetar qualidade da formação desses alunos? Nos últimos anos programas facilitando o ingresso às universidade têm deixado salas superlotadas e, como esse incentivo não veio junto com contratação de mais professores, os docentes ficaram sobrecarregados.

Um ponto fundamental é que nem todo investimento do mundo, nem os professores mais capacitados farão diferença se a nossa sociedade como um todo não entender que conhecimento é bom e deve ser valorizado. A formação das crianças deve ser um trabalho conjunto entre escola e família. Pais precisam educar seus filhos que estudar é bom e importante e não ver a escola como um lugar para se livrarem de seus filhos por cinco horas. Seres humanos aprendem por exemplo e não com ordens. Se você manda seu filho estudar e ler, mas passa o dia assistindo TV e nunca ler nada eles não vão entender a importância do estudo.