Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Obama é mais conservador do que Bush?

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/internacional/taticas-radicais-de-barack-obama-contra-o-terror-enfrentam-reacao-liberal/
O presidente Obama iniciou seu segundo mandato dando mostras da sua verdadeira política e ela não é nada diferente da do ex-presidente Bush, podemos dizer que é mesmo pior que a do anterior. Em seu primeiro mandato Obama foi marcado pela inatividade em cumprir suas ditas promessas de campanha. Retirou, ou melhor reduziu, as tropas no Iraque, mas só. A guerra no Afeganistão continuou mais forte do que nunca e a luta contra o terrorismo mais violenta do que antes. Guantánamo, até a última vez que cheguei, continua altamente operante. Prisões políticas, desrespeitos pelos direitos civis e pela Constituição, em prol da idolatrada Segurança Nacional, mancham a imagem da "maior democracia do mundo".

George W. Bush vocês devem lembrar-se dele. Foi a uma guerra sem nenhuma justificativa contra o Iraque, desestabilizou a economia americana e consequentemente a mundial, sua administração foi acusada de praticar torturas, negar os direitos civis de prisioneiros, dentre outros atos repugnáveis em uma democracia. Seu sucessor, eleito no lema de "mudança", realmente mudou. Ele usa aviões robôs teleguiados, chamados dromes, mas as mortes de inocentes continua a mesma, até mesmo crianças e cidadãos americanos - como o caso do religioso radical Anwar al-Awlaki e seu filho de 16 anos cidadãos americanos mortos por ataque de dromes. Um governo que não respeita os mais fundamentais direitos de seus próprios cidadãos, irá respeitar o direito de algum outro cidadão?

A nova indicação para o comando da CIA, depois que o David Petraeus renunciou (veja aqui), é John Brennan, que ao ser sabatinado pelo Senado mostrou-se extremamente favorável ao uso de dromes. Essa atitude do governo está recebendo vários ataques dos liberais e Obama está recebendo apoio, pasmem, de Republicanos! Então, um presidente Democrata está agradando mais Republicanos que seus próprios aliados? Sim. O senador republicano John McCain, que concorreu contra Obama na eleição de 2009, é um dos que apoiam a Lei de Autorização para Defesa Nacional (NDAA), que daria a legalidade do governo usar indiscriminadamente os dromes na luta contra o terrorismo, mesmo que seja contra cidadãos americanos no exterior. Toda a democracia está fundamentada no princípio de um julgamento justo, o que eles chamam de Due Process, que constituem um conjunto de direitos de um cidadão ao ser acusado de um crime. Segundo essa nova lei, desde que o cidadão esteja no exterior, ele não tem mais direito nenhum e o governo poderia matá-lo se assim o quisesse. Isso é ditatorial, nenhum governo deveria deter o poder absoluto de vida ou morte sobre seus cidadãos, onde quer que eles estejam.

E o mais aterrador é que todo esse ataque aos direitos das pessoas é baseado em nada. Nada, nada, nada. O governo esconde-se em segredo de Estado, porque não têm nada para substanciar esse assassinato, e não provém nenhum fundamento jurídico para tal. Na realidade eles até usam sim, uma Lei de Espionagem de 1917. Isso mesmo, do período da Primeira Guerra Mundial. Mas, espere, o mundo não está em guerra. Não uma guerra oficial entre Estados-nações pelo menos. Podemos chamar a luta contra o terrorismo de guerra, mas ela é tão uma guerra quanto combater a criminalidade, prendendo um assassino, ladrão, etc. Se alargarmos o conceito de guerra para incluir esses confrontos, estaremos em um estado constante de guerra. Obama usou essa Lei de Espionagem mais do que todos os outros presidentes anteriores, com o intuito de silenciar dissidentes. Como o ex-agente da CIA, John Kiriakou, que denunciou torturas praticadas pela agência e está atualmente preso. Enquanto isso, nenhum dos acusados de tortura foi preso, ou julgado pelos crimes.  

“A condição de que um líder represente uma ameaça iminente de ataque violento contra os Estados Unidos exime os Estados Unidos de ter clara evidência de que um ataque específico contra indivíduos ou interesses americanos aconteça em um futuro imediato” - Texto enviado ao Senado pela Casa Branca justificando a NDAA (Fonte: Carta Capital)


Obama certamente está diminuindo o custo de vida dos soldados americanos usando essa tecnologia, mas a guerra contra o terrorismo nunca esteve mais custosa. A ONU, através do seu relator sobre proteção aos direitos humanos no combate ao terrorismo, Ben Emmerson, disse que irá investigar essa nova prática. Mas desde quando a ONU faz algo para promover a paz? O que está acontecendo é uma nova corrida armamentista, quando outros países começam a se interessar na aquisição dessa tecnologia. A Alemanha, por exemplo, é um deles. O governo alemão argumenta que essas aeronaves são "absolutamente necessárias como proteção"(Carta Capital). Os princípios da Revolução Francesa, que de uma maneira ou outra estão espelhados nas constituições dos países democráticos ao redor do mundo, devem ser revisitados. Governos não recebem seus poderes de uma autoridade divina para deterem o poder de vida e morte sobre seus cidadãos, e sobre qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário